terça-feira, 3 de maio de 2011

Che, Osama e Jesus; a imagem e o mártir


Por Diego Calvo

O que deve ter  a ver Ernesto “Che” Guevara, Osama Bin Laden e Jesus de Nazaré, você deve estar se perguntado ao ler estas linhas saídas direto da cabeça pesquisante deste humilde blogueiro.


Corpo de Ernesto Che Guevara
O fato de os executores do famigerado terrorista terem se “livrado” do corpo em alto mar (e nele amarrado pedras para não o ver repousando em um litoral qualquer), não é uma coisa nova. Mas a recusa de exibir fotos do corpo assim o é, e isso me levou a relembrar o episódio da morte de Che.

O guerrilheiro argentino morreu em 9 de outubro de 1967 nas matas bolivianas. Dizem que ao ser cercado e visto sem saída, Guevara teria gritado: “No disparen, soy el Che que valgo más vivo que muerto!” [Não atirem, sou Che, valho mais vivo que morto!]. Dizem também que a ordem de executar o guerrilheiro veio dos EUA e não do governo boliviano.

O erro, segundo especialistas do império capitalista, foi ter liberado o corpo para ser fotografado e as fotos serem negociadas livremente. Ok! Vai me perguntar: o que isso tem haver? Vou explicar:

Che tinha a marca da morte por um ideal, o que por si só, lhe renderia status de mártir, mas para aumentar este mito, Ernesto estava magro, cabeludo e barbudo, o que ligava sua imagem inanimada ao maior mártir da história, Jesus Cristo.

Seu corpo foi queimado para evitar ‘peregrinações’ a seu tumulo.
-->
Hoje sua imagem é vinculada em pôsteres, camisetas, roupas intimas e virou até marca de grife no mercado capitalista (que ele tanto combateu).

Visto isso, como você, caro leitor, acha que o corpo de Osama estava? Sim, claro, magro, cabeludo e barbudo.

O medo de transformar Osama Bin Laden em um mártir é obvio e, assim como Che, os EUA não querem cometer este erro.

4 comentários:

  1. Linkicha - Ótimos Links! Um novo agregador de links na internet: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  2. vish!!! o Sadan tbm tava barbudo e o túmulo dele tbm é desconhecido.

    ResponderExcluir
  3. Vi o seu link em uma postagem do ocioso, pois é, eu tinha um blog e usava o ocioso como agregador, a politica para entrar é tensa, e demora uns 3 dias para aprovar sua link, e alem disso todos que pagam são mais favorecidos. Então, eu sou programador a 5 anos e resolvi fazer um agregador totalmente gratuito, que todas postagens parecem no topo, pois a cada recaregamento de página a ordem de postagens muda, e onde você mesmo gerencia seus links, ou seja, um portal de links que você gerencia, é fácil de usar, é so criar um conta em www.flowit.com.br/meuslinks e você já pode começar a utilizar, você pode postar quantos links quiser, é totalmente ilimitado, confira é comprove: www.flowit.com.br

    ResponderExcluir