quarta-feira, 13 de julho de 2011

A primeira foto montada

Foto-montagem feita por Hippolyte Bayard simulando sua própria morte

Por Diego Calvo

Ao contrario do que muitos pensam, as “foto-montagens” não surgiram com o advento do photoshop, foi muito antes disso, alias, a foto-montagem é contemporânea da data de invenção da fotografia.


Como é de conhecimento geral, quem deu inicio aos estudos que levaram o francês Louis Daguerre a apresentar seu Dagerreotipo em 1935, foi o também francês Nicéphore Niépce.

Ele e muitos outros corriam atrás da fixação de uma imagem em papel ou vidro. Um destes destemidos inventores foi Hippolyte Bayard patrício dos dois outros.

Bayard inventou um processo que imprimia a foto diretamente no papel (semelhande ao que a polaroide usa hoje em dia), isso em 1939.

Desincorajado a apresentar sua invenção, tendo em vista que o Daguerreotipo estava em alta, o inventor cometeu um desparate, se matou, ao menos na foto.

Ele fez uma montagem colocando sua cabeça e mãos em uma imagem de um corpo desfalecido. Ao lado da imagem, uma carta:

"Este é o cadáver de M. Bayard, inventor do processo que acaba de ser mostrado para você. Este pesquisador incansável dedicou três anos de sua vida com sua descoberta. O Governo, que só foi generoso com o Sr. Daguerre, disse que nada pode fazer para o Sr Bayard e o infeliz suicidou-se… Esquecido no necrotério por vários dias, ninguém foi reconhecer o corpo. Senhoras e Senhores Deputados, é melhor passar adiante por medo de ofender o sentido do olfato, pois como você pode observar, o rosto e as mãos do cavalheiro estão começando a decair. "

Bayard pode não ter entrado para o hall da fama dos inventores da fotografia, mas ganhará espaço neste blog como o primeiro cara de pau a manipular uma foto... conheço vários seguidores deste inóspito inventor morto por duas vezes.

Um comentário: