segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A FÓRMULA DA NATUREZA


Como explicar a vida com matemática

Por Diego Calvo


A sequência de Fibonacci recebe este nome em homenagem ao matemático italiano Leonardo de Pisa, também conhecido como Leonardo Pisano, ou Leonardo Bigollo, mas amplamente mencionado como Leonardo Fibonacci .

Leonardo Fibonacci
Nasceu em Pisa no ano de 1170 e morreu em 1250, na mesma cidade (estas datas são apenas estimativas). Considerado um dos matemáticos mais talentosos da idade média, Fibonacci também fiou conhecido por introduzir os algoritmos arábicos na Europa, substituindo (graças a Deus) os malditos algoritmos romanos.   

A busca de todo e qualquer matemático, independente de sua área de atuação, é descobrir uma formula que simplifique tudo ao seu redor. Foi exatamente isso que Fibonacci fez e é por isso que é tão admirado.

O princípio é simples. Os números da sequência são 0,1,1,2,3,5,8,13,21,... (infinito). Como ele chegou a isso? Simples. Pegue 0+0=0+1=1+1=2+1=3+2=5+3=8+5=13+8=21... ou seja, some o resultado ao numero anterior. Agora, se dividir os números da sequência um pelo outro, teremos este número, aproximadamente,  1,618, conhecido também como o número de Deus.

Parece tudo tão complicado e idiota né?! Porque este monte de números são tão importantes? Deve estar se perguntando meu caro leitor. A natureza gira em torno desta sequência e, para entender melhor, separei este vídeo para vocês. Degustem, assistam e, se restar dúvidas, me perguntem. 



3 comentários:

  1. Anônimo2:05 PM

    Nossa, que video lindo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:31 PM

    cara quer uma dica? tira esse negocios que ficam seguindo na lateral da tela isso é irritante pois impede a leitura e a vizualização do blog, você pode perder leitores por causa disso.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:29 PM

    realmente muito interessante e faz sentido, tudo na vida segue uma linha essa é minha opnião

    Clauton

    ResponderExcluir