terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Regras Fotográficas


Figura 1

A IMPORTANTE REGRA DOS TERÇOS
Simplificando a divina proporção de Fibonacci

Por: Diego Calvo
Ilustrações e fotos: Diego Calvo

Figura 2
A regra dos terços é muito simples e amplamente usada para compor fotografias. Esta técnica consiste em dividir, virtualmente, o visor da câmera em e três linhas horizontais e três linha verticais obtendo, assim, nove quadrados (ou retângulos) idênticos entre si (figura 1).  

Depois disso, é só posicionar o motivo (item principal na composição) em um dos quatro cruzamentos da linha (representado por bolas na figura 2).

Figura 3
Na verdade, a regra dos terços é uma abreviação, ou, simplificação da Divina proporção, que foi formulada por Fibonacci (leia mais clicando aqui), pois, segundo estudos do comportamento humano, o olho, ao se deparar com uma foto ou um quadro, observa, primeiramente, os pontos de cruzamento, para depois chegar ao meio (figura 3).

O curioso disso tudo é que nós, ocidentais, que lemos da esquerda para direita e de cima para baixo, observamos primeiro o ponto superior esquerdo. Já os orientais, com sua escrita inversa, observam o ponto superior direito.
Figura 4

Essa não é uma regra exclusiva da fotografia. Repare, por exemplo, neste quadro renascentista (figura 4). Ele segue a regra dos terços.

Veja algumas fotos como exemplo e teste isso em suas composições. Clique bastante meu caro leitor, só assim conseguirá uma bela imagem proporcionalmente Divina. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário