sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mentiras na rede

Foto de divulgção

MENTIR ONLINE É MUITO COMUM
Estudo aponta que mentimos mais na rede que na vida real
Por Diego Calvo
Um recente estudo em conjunto das Universidades Cornell e Wisconsin-Madison (as duas nos EUA, como se era de esperar) comprovou que mentir em redes sociais é uma prática muito comum. Isso nós já sabíamos, o fato é que cerca de 80% de nós cometemos este pequeno pecado.
Outra vertente do estudo é que mentimos mais online que na vida real, frente a frente. Para Catalina Toma, da Universidade de Wisconsin-Madison, os motivos das mentiras nada tem a ver com o fato de o pecador estar escondido atrás da tela do computador.
“Esta mentira é motivada pelas mesmas necessidades humanas que na vida real, a tecnologia apenas facilita a oportunidade de mentir”, disse Catalina.
Não sei você, caro leitor, mas eu já conheci pessoas que mentiam muito face a face. Um senhor, que manterei em sigilo, chegava a ir em bares vestido inteiramente de branco e, na maior cara de pau, se apresentava como médico cardiologista. As mulheres se abriam todas para ele. Os homens não mexiam: “Vai que é pai de santo”, ponderavam os que estavam longe no bar.
Jeff Hancock (não, ele não é o super herói bebado), diz que não é surpresa mentir mais nas redes, já que a tecnologia veio com tudo e muito rápido, sem períodos de adaptação.
“Nós evoluímos como espécie que se comunica face a face, e a evolução é um processo lento. Estamos em um novo ambiente onde nossos pressupostos básicos são reduzidos”, disse Hancock.
Mentir, então, na rede social, é algo muito comum. Mas, os estudiosos completam, “a maior parte das mentiras são para apimentar as características”. Alguns centímetros a mais na altura, alguns anos a mais de estudos, alguns anos a menos de vida, algumas línguas a mais no vocabulário, alguns cargos mais altos na empresa e, claro, alguns dígitos a mais na conta bancária.
Ah, eu usei “pecado”, para não ficar repetindo mentira, mentira, mentira! Vem então a pergunta, será que Deus computa as mentiras online? Meu amigo, se sim, o inferno inflará bem neste nosso século 21! E toquemos o barco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário