segunda-feira, 26 de março de 2012

INTEGRANTE DA LEGIÃO NÃO É COITADO


Da esquerda para direita: Renato Russo, Renato Rocha, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá
Mendigando, como mostrou a Record, Renato Rocha cavou sua cova

Por Diego Calvo
Foto Divulgação

A Record exibiu, neste domingo (25), uma matéria que mostra o ex-baixista da Legião Urbana, Renato Rocha, morando nas ruas do Rio de Janeiro. Barrigudo, careca e faltando alguns dentes na boca, Rocha chega a dar autógrafos a fãs que passam e o reconhecem.


“Que País é Essa” foi o ultimo disco que ele participou, depois disso foi expulso da banda. As justificativas são plausíveis, já que não participava de ensaios e era “muito louco”, como resumiu o guitarrista Dado Vila-lobos.

Do disco “Quatro Estações” em diante, o quarteto se tornou um trio e o sucesso seguiu com é de conhecimento nacional.

Rocha participou de composições como Eduardo e Monica, Geração Coca-Cola, entre outras. Musicas estas que cansam de tocar nas rádios.

A pergunta que faço, caro leitor, é como um homem que participou do grande movimento dos anos 80, está na falência? Onde estão os direitos autorais das musicas que ajudou a compor? Onde está o repasse de discos que ainda são vendidos nos quais Rocha emprestou seu talento?

Se ele era vagabundo, não gostava de trabalhar e entupia o nariz de cocaína, é uma coisa, mas que Rocha tem o direito a alguma grana na negociação das músicas que ajudou a compor, ah, isso ele tem sim. Podem até me dizer , “ele só deu algumas ideias, quem compôs foi o Renato Russo”, isso não importa. O que vale é o nome dele entre os autores no LP.

Rocha, levanta a careca e vai a luta. Você não é um coitadinho não heim!


Adendo:


Esqueci de falar e, depois que minha amiga, Carol Apple, me deu um puxão de orelhas, resolvi colocar este adendo.

Rocha ganhou, nestes últimos 10 anos, o equivalente à novecentas pilas por mês. Ainda assim, conheço pessoas que vivem com menos que isso e não estão na rua. Outra coisa é que o cara tinha talento e era de uma puta banda, mas jogou tudo para as cucuias.

Vai entender!

Alguém pensou em pedir a opinião do Rafael Ilha sobre isso?

2 comentários:

  1. Anônimo9:52 AM

    Vc foi mt confuso nesse seu post, uma hora defende que ele cavou a própria cova, depois questiona os valores que ele deveria ganhar.. e mais uma vez, no adendo, vc volta a defender q ele não passa de um irresponsável vagabundo.
    Só uma dica. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclarecendo, o que quero é que o cara vá a luta e pare de se fazer de coitado. Esse texto foi feito muito passionalmente, concordo, pois fui muito fã de Legião, Talvez seja por isso que está confuso, hora eu mando ele para as cucuias e hora eu quero vê-lo de pé! Só há uma resposta para isso: É o amor meu caro leitor!

      Excluir